O empreendedor musical: The musician as an entrepreneur, 1700-1914

empresário musical
The musician as an entrepreneur

The musician as an entrepreneur é um livro organizado pelo historiador e musicólogo William Weber –  onde contribuem expoentes musicólogos como Tia DeNora e David Gramit – que explora as questões materiais do universo musical bem como as maneiras como músicos construíram suas carreiras através de relações econômicas e empreendimentos individuais acompanhando o nascimento da figura do empresário musical.

O historiador William Weber
O historiador William Weber

No primeiro ensaio que serve de introdução ao livro, William Weber nos apresenta o que ele denomina como os três agentes no meio musical: o empreendedor, os idealistas e os charlatões. Através destes três personagens, Weber pretende ilustrar os jogos que acontecem na música onde o idealista defende a arte pura, o empreendedor busca um espaço novo inexplorado e o charlatão procura sempre o lucro imediato.

Nos demais ensaios e artigos, os três personagens saltam aos olhos em textos que exploram desde a construção ideológica da imagem do músico, passando pela relação entre o empreendedor musical e artista surgida no século XIX, até a posição musical das mulheres na época de Beethoven.

É de especial interesse o ensaio de David Gramit, onde ele mostra os interesses financeiros da propagação da ideia de música séria, desnudando as relações denegadas entre a sociedade e a arte. Este ensaio serve, inclusive, como uma excelente introdução a seu livro “Cultivating music: The aspirations, interests and limits of german musical culture 1770-1848”. Outro ensaio revelador é o de Tanya Kevorkian que mostra como jovens músicos alemães atuaram como empreendedores no crescente mercado musical religioso da Leipzig dos anos de 1699 a 1750. Não se deve deixar de mencionar também o aritgo de Dana Gooley sobre as estratégias de Liszt para escapar da imagem de pianista virtuose e se consagrar como um compositor respeitado.

The musician as an entrepreneur é um livro que não deve deixar de ser lido por todos aqueles que tenham interesse nas profundas relações existentes entre o mercado da música e o universo propriamente musical.

Adquira este livro na Amazon.com! 

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here