“Mozart, um compêndio”, organizado por Robbins Landon

Mozart
Mozart, um compêndio

Uma obra essencial acerca da vida e obra de Mozart

Se você está em busca de um apanhado amplo e criterioso da vida e obra de Mozart, não deixe de ler este livro. Organizado pelo musicólogo Robbins Landon, autor do também conhecido “1791, o último ano de Mozart”, a ser comentado numa outra ocasião, Landon ainda é reconhecido como autor de um dos maiores estudos empreendidos acerca da vida e obra de Joseph Haydn.

Este compêndio vem completar uma série de três outros lançados pela editora Jorge Zahar na década de 90, sendo os outros títulos dedicados a Wagner e Beethoven respectivamente. A obra é organizada de forma a separar em sessões específicas as áreas de interesse acerca da vida de Mozart.

As primeiras sessões apresentam desde uma cronologia dos principais fatos da vida do compositor, cotejada com grandes acontecimentos do período, até o panorama histórico e musical no qual desenrolou sua vida. O homem Mozart é abordado numa das sessões, com subcapítulos referentes à família, personalidade, finanças e seu mundo social, dentre outros, enquanto suas crenças e opiniões políticas são abordadas em outra. Sua música é abordada amplamente em duas sessões, uma cronológica e outra por gênero. Sessões sobre questões como receptividade, interpretação e até mesmo sua relação com o teatro da época completam a parte final deste compêndio, além de uma sessão que se dedica a analisar as biografias e biógrafos de Mozart ao longo do tempo.

Robbins Landon
Robbins Landon

O grande mérito deste compêndio é dar voz a múltiplos especialistas ao invés deixar a cargo de somente um único estudioso, permitindo trazer uma visão polifônica, mas, ao mesmo tempo, equilibrada da vida de Mozart. Quem espera uma biografia cronológica, dividida por capítulos, da vida e obra do compositor, é melhor buscar outras referências como o livro de Maynard Solomon “Mozart, a life”. Quem busca, no entanto, uma obra que possa dedicar-se de maneira separada a cada aspecto de Mozart, podendo servir inclusive como livro de referência, este compêndio será de grande proveito.

…….

Importante: Os textos deste espaço são autorais, exclusivos e de propriedade do Música e sociedade, tendo todos seus direitos reservados conforme previsto em lei. Compartilhamentos em redes sociais e outros sites, contanto que contenham a menção da fonte, são muito bem vindos e não requerem autorização prévia.

Comentários

comentários