As Regras da Arte Segundo Pierre Bourdieu

As Regras da arte
As Regras da arte

O sociólogo francês Pierre Bourdieu falecido em 2002 foi um dos nomes fundamentais da sociologia da segunda metade do século XX. Sua extensa obra possui uma ampla gama em que discorre sobre temas diversos, desde questões sobre educação, cultura e economia, passando por análises dos campos acadêmico e artístico. Sendo um exímio conceituador, Bourdieu introduziu conceitos hoje amplamente utilizados em diversos campos do conhecimento, não restringindo seu impacto apenas na sociologia, mas trazendo sua influência também nos campos da história, da economia e das artes, entre outros. No caso da última, sua contribuição fundamental é o livro “As Regras da Arte”.

O escritor Gustave Flaubert, base da análise de Bourdieu sobre o campo da arte.
O escritor Gustave Flaubert, base da análise de Bourdieu sobre o campo da arte.

Neste livro, Bourdieu trará conceitos sociológicos advindos de outros campos de sua pesquisa para revolucionar o olhar que temos acerca das questões sociais da arte. Focando na primeira parte da obra no estudo do impacto de Baudelaire e, em especial, Flaubert no campo da literatura, Bourdieu logo amplia a questão para discutir as regras gerais que constroem o fazer artístico. É principalmente nesta obra que o sociólogo produz conhecimento científico acerca das regras que todo o campo artístico segue mesmo sem as trazer à consciência ou à discussão.

O impacto de “As Regras da Arte” entre os musicólogos é tão grande que tal estudo de Bourdieu influencia hoje a pesquisa de grandes nomes como Tia de Nora, Richard Taruskin, Richard Leppert e David Gramit. Junto com mais outras duas obras fundamentais do autor, que são “A Distinção: crítica Social do Julgamento” e o conjunto de artigos editado no Brasil pela Perspectiva sob o nome de “A Economia das Trocas Simbólicas”, Bourdieu dará a base sociológica para a discussão de temas capitais para o nosso meio musical, como o gosto, a distinção social através da arte e as funções sociais que ela possui.

Bourdieu é nos dias atuais um nome que não pode ser ignorado por todos aqueles que queiram desenvolver pesquisa acerca do impacto social da arte, seja na nossa sociedade contemporânea ou em perspectiva histórica.

…..

Importante: Os textos deste espaço são autorais, exclusivos e de propriedade do Música e sociedade, tendo todos seus direitos reservados conforme previsto em lei. Compartilhamentos em redes sociais e outros sites, contanto que contenham a menção da fonte, são muito bem vindos e não requerem autorização prévia.

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here